CADEIRA 34

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Fernando Osório Filho

Fernando Luís Osório Filho nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 03 de novembro de 1886, filho de Fer-nando Luís Osório e Ernestina de Assunção Osório. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade Livre de Direito no Rio de Janeiro, em 1910. Exerceu a advocacia em sua cidade natal. Foi catedrático de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito de Pelotas. Fundou e dirigiu a Academia de Comércio de Pelotas.

Foi professor do Ginásio Pelotense, diretor da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas e presidente da Biblioteca Pública Pelotense. So-ciólogo, ensaísta, romancista, conferencista, historiador, poeta e bi-ógrafo, Fernando Osório Filho foi membro da Academia Rio-Gran-dense de Letras, segunda fase, e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS). Faleceu em Cassino, município de Rio Grande, em 25 de fevereiro de 1939.

Dados pesquisados em:
MARTINS, Ari. Dicionário Escritores do Rio Grande do Sul. orto Alegre: UFRGS, 1978.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 31

Paulino Azurenha

(por Itálico Marcon)

Desde cedo me preocupei em adquirir um conhecimento pormenorizado da nossa literatura. Demoradas pesquisas foram desenvolvidas, já desde 1954, nesse sentido. Em uma delas, realizada na coleção do Correio do Povo, existente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, localizei diversas produções de Paulino de Azurenha, copiando meia dúzia delas para o meu arquivo.

Nascido em 28 de maio de 1860, na cidade de Porto Alegre, José Paulino de Azurenha faleceu,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo