CADEIRA 13

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Marli Teresinha Silva da Silveira

 MARLI SILVEIRA, nome literário de Marli Teresinha Silva da Silveira, é natural de Santa Cruz do Sul. Mestre em Filosofia (UFSM), Doutora em Educação (UPF) e atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral em Letras, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Poeta, escritora, ensaísta e filósofa, com vários livros publicados. Autora de artigos e trabalhos acadêmicos.
     Organizadora e autora de obras literárias, biografias e obras coletivas. Foi secretária e coordenadora de Cultura de Vera Cruz (2005 a 2008, 2014 a 2015), Coordenadora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (2009-2012).
     Sua dedicação à cultura e à literatura tornou seu trabalho reconhecido, recebendo prêmios por iniciativas e projetos que têm como foco o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso e a promoção da diversidade cultural e literária, entre os quais o Prêmio VIVALEITURA 2016 (MinC, MEC e OEI) e o  Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro na Categoria Diversidade Linguística, Livro, Leitura e Literatura 2021. Integra a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Casa do Poeta Rio-Grandense  (CAPORI), a Associação Santa-cruzense de Escritores e a Associação Gaúcha de Escritores/AGES).

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 18

Alfredo Varela

(por Marília Beatriz Cibils Becker)

Alfredo Varela, conhecido em todo o país como político, escritor, diplomata, Procurador da República, no RS; Deputado Federal e doutoramento no Rio de Janeiro.

A 10 de setembro de 1864, nasceu Alfredo Augusto Varela de Villares, em nosso Estado, em Jaguarão, mas bacharelou-se em Direito pela grande Escola do Recife, em 1889, aos 25 anos, no período da Proclamação da República. Recebeu os ensinamentos preciosos e fontes de cultura dos expoentes intelectuais brasileiros, que imprimiram erudição a presidentes...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo