CADEIRA 31

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Ruben Daniel Méndez Castiglioni

Ruben Daniel Méndez Castiglioni é graduado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), tem mestrado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), pós-doutorado na Universitat de les Illes Balears - Espanha (2006) e bacharelado em Direito - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e pós-graduação. É pesquisador com bolsa de produtividade (CNPq), coordena as atividades da área de Literaturas de Língua Espanhola com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se aos estudos de literatura, principalmente nos seguintes temas: literatura e história, vanguardas e modernidade e literatura e direito. Dedica-se também a atividades de tradução e versão em espanhol e português, principalmente textos literários e jurídicos. É membro honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura.

Mais informações disponíveis no Currículo Lattes do acadêmico. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo