CADEIRA 3

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Édil de Lima Alves

É graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Literatura Portuguesa e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur), na PUCRS, em Porto Alegre, e na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

Pertenceu ao Conselho Editorial da revista Letras de Hoje, da PUCRS, e ao Conselho Editorial da revista Textura, da Ulbra/Canoas. Tem inúmeros artigos publicados em revistas e jornais do Brasil, da Espanha e de Portugal, bem como participação em obras coletivas, editadas aqui e em Portugal, como "Erico Veríssimo: provinciano e universal" e "Mario Quintana: cotidiano, lirismo e ironia". Publicou também "Pessoa e Camões: três análises divergentes" e "Sistema educacional em questão", ambos pela Editora Movimento, "A paródia em novelas folhetins camilianas" (Icalp, Lisboa) e "História da literatura portuguesa: fundamentos de geografia e de história", pela Editora da Ulbra.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoana, experimentalismo, literatura portuguesa, épica moderna e esoterismo.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

Unimed RS

PATRONOS

CADEIRA 39

Francisco Ricardo

(por Francisco Pereira Rodrigues)

Retrospecto histórico:

Em 1º de dezembro de 1901, é fundada a Academia Rio-Grandense de Letras. Em 10 de abril de 1910, é criada a Academia de Letras do Rio Grande do Sul por egressos da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em 20 de outubro de 1932, é fundado o Instituto Rio-Grandense de Letras. Entre os seus componentes figura Dario de Bitencourt, que, apaixonado pela literatura de Francisco Ricardo, resolve homenageá-lo como Patrono de sua Cadeira.

Em 1934, João Maia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo