VÍDEOS

Repositório de vídeos de conferências, painéis, sessões solenes e demais eventos realizados pela Academia Rio-Grandense de Letras.

Sábados Literários 2019: Caio Fernando Abreu
22 de outubro de 2016

Márcia Ivana de Lima e Silva, professora da UFRGS, aborda vida e obra de Caio Fernando Abreu no evento Sábados Literários, parceria da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro, realizado em 22/10/2016....

assistirASSISTIRassistir

Panegírico do acadêmico Carlos Urbim
09 de abril de 2015

Em abril de 2015, a Academia Rio-Grandense de Letras, em parceria com o Instituto de Letras da UFRGS, realizou Sessão de Panegírico em homenagem ao escritor Carlos Urbim. 

A...

assistirASSISTIRassistir

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo