Caio Riter (nome artístico de José Carlos Dussarrat Riter), nasceu em 24/12/1962, em Porto Alegre/RS, cidade onde mora.

É bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras – FAPA/RS; é mestre e doutor em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além de ministrar oficinas de criação literária, já lecionou Literatura e Língua Portuguesa na UFRGS, no Colegio Militar de Porto Alegre, no curso Anglo Pré-Vestibulares - RS e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

Em 1994, publicou seu primeiro livro, “O palito diferente”, e nunca mais parou de escrever, já tendo publicado mais de sessenta obras, principalmente para o público infanto-juvenil, mas também para o adulto.

Recebeu os prêmios Açorianos (2004, 2006 e 2009), 1º Barco a Vapor (2005), Associação Gaúcha de Escritores - Livro do ano (2005 e 2006), Orígenes Lessa (2007), além do Selo Altamente Recomendável (2007) e de participar dos Catálogos de Bolonha e White Ravens.

No ano de 2016, foi indicado entre os patronáveis da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas no site pessoal do escritor.