O Instituto Estadual do Livro/SEDAC e Academia Rio-Grandense de Letras convidam para a 2ª edição dos Sábados Literários. O primeiro encontro será em homenagem aos 110 anos de Mário Quintana, com os acadêmicos Élvio Vargas e José Eduardo Degrazia, no dia 10/9 às 10h na sede do IEL. Venha para este encontro!

 

O Instituto Estadual do Livro/SEDAC e a Academia Rio-Grandense de Letras convidam para a 2ª edição dos Sábados Literários. O segundo encontro será em homenagem aos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense, com Hilda Flores e Moacyr Flores neste sábado, dia 17/9, às 10h, na sede do IEL (Rua André Puente, 318). O evento tem entrada franca. Venha para este encontro!

 

No último sábado, dia 12 de novembro de 2016, às 15 horas, na 15h, na Sala “O Retrato” do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, dentro da programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizou-se o II Encontro do Colégio de Presidentes das Academias de Letras do RS.

O evento dá continuidade à política adotada pela Academia Rio-Grandense de Letras de assumir sua posição como líder das entidades culturais privadas do Estado.

Na reunião, que teve coordenação de Avelino Alexandre Collet (presidente da Academia Rio-Grandense de Letras) e mediação de José Carlos Laitano (vice-presidente da Academia Rio-Grandense de Letras), foram trocadas experiências entre os representantes dos sodalícios participantes e foi decidio que o 2º Congresso das Academias de Letras do Estado do Rio Grande do Sul deverá ocorrer em outubro de 2017.

Além da Academia Rio-Grandense de Letras, estiveram representadas a Academia Literária do Vale do Taquari, a Academia de Escritores do Litoral Norte, a Academia Passo-Fundense de Letras, a Academia Erechinense de Letras, a Academia Literária Feminina, a Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências ‘A Palavra do Século XXI’ e a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves.

Logo após, acadêmicos e público em geral apreciaram as falas de Moacyr Flores e Hilda Flores sobre o contexto cultural de Porto Alegre no século XIX, sobre a inserção das mulheres nesse cenário, sobre o Parthenon Literário, sobre a história das academia de letras em nosso estado e sobre Dante de Laytano, um dos mais ilustres presidentes da Academia Rio-Grandense de Letras, responsável por revitalizar a entidade no final dos anos 70 e início dos anos 80. A matéria sobre esse evento está disponível no SITE DA FEIRA DO LIVRO