NOTÍCIAS

"A viagem das palavras": palestra com o acadêmico Cláudio Moreno

29 de julho de 2021

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública e a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul convidam para a live "A viagem das palavras", com o professor Cláudio Moreno, no dia 3 de agosto, às 18h.
Nesta palestra, o Prof. Cláudio Moreno, da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Brasileira de Filologia, falará sobre a origem das palavras. A curiosidade pela origem das palavras, dizia Max Muller, é inata a todos nós porque, no fundo, sabemos que elas devem ter nascido em algum lugar. A maior parte do nosso léxico brotou aqui mesmo, no quintal do idioma, que é uma verdadeira máquina de produzir palavras novas. Ainda assim, porém, existem muitas que vieram de fora, de línguas próximas ou distantes, e chegaram aqui pelos mais diversos meios, deixando rastros em seu trajeto. Como vamos ver na palestra, a língua portuguesa recebeu centenas desses viajantes estrangeiros e os absorveu de tal forma que já nem se percebe sua nacionalidade de origem, enquanto outros ainda aguardam pacientemente o processo de naturalização. Nosso idioma, por sua vez, também retribuiu as visitas que recebeu, 
A transmissão ao vivo será pelo YouTube da BPE.
Realização: AABPE, Biblioteca Pública do Estado e Secretaria de Estado da Cultura.
Apoio: Academia Rio-Grandense de Letras.
Para assistir acesse: https://youtu.be/yNNKHZYn4Ug

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 31

Paulino Azurenha

(por Itálico Marcon)

Desde cedo me preocupei em adquirir um conhecimento pormenorizado da nossa literatura. Demoradas pesquisas foram desenvolvidas, já desde 1954, nesse sentido. Em uma delas, realizada na coleção do Correio do Povo, existente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, localizei diversas produções de Paulino de Azurenha, copiando meia dúzia delas para o meu arquivo.

Nascido em 28 de maio de 1860, na cidade de Porto Alegre, José Paulino de Azurenha faleceu,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo