NOTÍCIAS

Academia apoia a campanha "Mercado Público Walter Galvani"

16 de julho de 2021

A Academia Rio-Grandense de Letras apoia a recentemente lançada para que o Mercado Público de Porto Alegre leve o nome do escritor e jornalista Walter Galvani, que morreu recentemente aos 87 anos e que ocupava a Cadeira 25 de nosso sodalício.

Galvani era ex-diretor de redação do jornal Folha da Tarde, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre e autor de mais de uma dezena de livros - entre eles, "Nau Capitânia – Pedro Álvares Cabral, como e com que começamos", de 1999. Esta obra ganhou quatro prêmios, entre eles o reconhecimento internacional do Prêmio Casa de Las Américas, de Cuba, em 2001. 

Porém, uma das coisas que mais lhe davam orgulho foi a sua luta pela preservação do prédio do Mercado Público de Porto Alegre, um dos ícones da cidade, em uma época em que prédios antigos do centro da capital eram vistos como empecilho para o desenvolvimento. Sobretudo, foi década de 1970 que a ameaça assumiu um caráter mais contundente, com a previsão de construção de uma avenida e um estacionamento onde está localizado o belo prédio do Mercado Público, pelo prefeito da época. A ameaça de destruição era iminente. Porém, Walter Galvani, editor dos dois mais representativos jornais do Estado, Folha da Tarde e Correio do Povo, empreendeu uma campanha contra a demolição, comovendo desde as camadas populares até mesmo políticos de oposição e intelectuais. 

Sua esposa Carla Irigaray apoia totalmente esta iniciativa reafirma o orgulho de sua luta pela preservação do Mercado; acrescenta ainda que a produção de Galvani era tão profícua que, até no hospital, ele escrevia uma crônica por dia. 

A verdade é que Walter Galvani é o responsável direto pela preservação de um dos maiores referenciais da cidade, o Mercado Público, então nada mais justo que o Mercado Público de Porto Alegre, receba seu nome como justa homenagem.  

A Academia jé está em articulação com entidades culturais, tais como o Conselho Estadual de Cultura, a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Associação Gaúcha de Escritores, em busca do mesmo apoio. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 31

Paulino Azurenha

(por Itálico Marcon)

Desde cedo me preocupei em adquirir um conhecimento pormenorizado da nossa literatura. Demoradas pesquisas foram desenvolvidas, já desde 1954, nesse sentido. Em uma delas, realizada na coleção do Correio do Povo, existente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, localizei diversas produções de Paulino de Azurenha, copiando meia dúzia delas para o meu arquivo.

Nascido em 28 de maio de 1860, na cidade de Porto Alegre, José Paulino de Azurenha faleceu,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo