NOTÍCIAS

Academia Rio-Grandense de Letras recebe originais de Ari Martins

09 de fevereiro de 2021

Nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro de 2021, Rafael Bán Jacobsen, presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, visitou a Cinemateca Capitólio para formalizar o recebimento de um volume encadernado contendo originais do intelectual Ari Martins, que pertenceu à Academia, onde ocupou a Cadeira 28 até 1971, ano de seu falecimento. O volume, intitulado “Estudos de Literatura”, compreendendo “Estudos de Literatura Brasileira” e “Estudos de Literatura Sul-Rio-Grandense”, foi doado à Cinemateca por Ivan Martins, filho de Ari Martins, junto a outros e mais numerosos escritos a respeito de cinema, os quais passarão a compor o arquivo do Capitólio.

Em busca de um destino mais adequado para o material que trata de literatura, a Cinemateca legou-o à Academia. Agora, os originais de Ari Martins serão incorporados ao acervo do Memorial dos Imortais, ficando à disposição dos pesquisadores. O volume contém diversos textos escritos por Ari Martins na década de 1930, muitos deles inéditos, incluindo verbetes sobre escritores, artigos publicados em jornais, discursos proferidos em cursos e sessões da Academia Rio-Grandense de Letras, relatórios sobre ações do sodalício entre outros.

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 18

Alfredo Varela

(por Marília Beatriz Cibils Becker)

Alfredo Varela, conhecido em todo o país como político, escritor, diplomata, Procurador da República, no RS; Deputado Federal e doutoramento no Rio de Janeiro.

A 10 de setembro de 1864, nasceu Alfredo Augusto Varela de Villares, em nosso Estado, em Jaguarão, mas bacharelou-se em Direito pela grande Escola do Recife, em 1889, aos 25 anos, no período da Proclamação da República. Recebeu os ensinamentos preciosos e fontes de cultura dos expoentes intelectuais brasileiros, que imprimiram erudição a presidentes...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo