NOTÍCIAS

Convite: Posse do Acadêmico José Aberto Wenzel na Cadeira 8 (22/07/2021)

17 de julho de 2021

A Academia Rio-Grandense de Letras convida Vossa Senhoria para a Sessão Solene de Posse do Escritor José Alberto Wenzel na Cadeira nº 8, cujo Patrono é José Teodoro de Souza Lobo e cujo último ocupante foi Raul Moreau Neto. A saudação ao novo acadêmico será apresentada pelo Paraninfo José Carlos Laitano.

A cerimônia será realizada às 18 horas do dia 22 de julho do corrente ano, no formato online, pela plataforma Webex, com transmissão ao vivo pela página do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras no Facebook.

A audiência de Vossa Senhoria e familiares enobrecerá o ato.

Porto Alegre, julho de 2021.

Rafael Bán Jacobsen

Presidente da ARL

Maria da Glória Jesus de Oliveira

Secretária

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo