NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (18/08)

29 de julho de 2022

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a):
Encerrou-se, no dia 25 de julho de 2022, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 39 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é Francisco Ricardo.
Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

1.    Antônio Carlos Côrtes
2.    Carlos Giovani Delevati Pasini
3.    Cassiano Gilberto Santos Cabral
4.    José Jerônimo de Menezes Lima
5.    Mario Augusto Pires Pool
6.    Marli Teresinha Silva da Silveira 
7.    Roberto Schmitt-Prym
8.    Rossyr Berny

Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram remetidos a todos os acadêmicos privadamente.

Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 18 de agosto, quinta-feira, em primeira chamada às 15h45min e em segunda e última chamada às 16h. A assembleia será realizada em formato híbrido, com possibilidade de presença in loco, na sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002), ou de participação por videoconferência.

Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento, que foram recentemente revisados e atualizados. Em especial, destacamos que, de acordo com o artigo 23 do Regimento, podem votar todos os acadêmicos que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e que, caso não se encontrem na sede da Academia no momento da eleição, estejam na plataforma digital, com voz e/ou imagem no momento de proferir seu voto, sendo vedado substituir sua manifestação por meio de telefone, e-mail ou outro tipo de mídia ou rede social. Ademais, o voto será secreto no caso daqueles reunidos em local físico; no caso de uso de plataforma digital, o voto será de viva voz ou pela exibição do voto por escrito na tela da plataforma digital, perdendo, portanto, o caráter secreto.

Rafael Bán Jacobsen
Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo