NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: reforma estatutária (17/03)

07 de fevereiro de 2022

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a):

Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, surgiu entre os acadêmicos, já há algum tempo, um clamor pela revisão do Estatuto e do Regimento Interno de nosso sodalício, visando especialmente a modificar os dispositivos que dizem respeito ao ingresso de novos membros. Na esteira de tais discussões, vários membros de nosso silogeu apontaram outros itens do documento que também teriam necessidade de ajustes.

De fato, para deliberar sobre esse tema, já havia sido convocada uma Assembleia Geral para o dia 19 de março de 2020; todavia, a Assembleia foi suspensa, assim como todas as demais atividades da Academia, por causa da eclosão da pandemia do coronavírus. Com o reinício gradual dos trabalhos na Academia, o assunto foi retomado, e, em meados de 2021, constituiu-se uma comissão para revisar o Estatuto e o Regimento da Academia e propor nova redação para esses documentos. Trabalharam na comissão os acadêmicos Maria da Glória Jesus de Oliveira, José Carlos Laitano, Waldomiro Manfroi, Percival Puggina, José Alberto Wenzel e Rafael Bán Jacobsen, e agora o fruto desse trabalho está pronto para ser levado à deliberação de todo o colegiado.

Portanto, convidamos Vossa Senhoria a ler e analisar as minutas de Estatuto e Regimento Interno que seguem com esta missiva, anotar eventuais propostas de alteração que deseje propor e enviar suas sugestões à Academia por e-mail (para o endereço eletrônico contato@arl.org.br) ou carta (para o endereço Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 – CEP: 90020-008, Porto Alegre / RS.). As propostas serão recebidas até o dia 15 de março do corrente ano.

Diante do exposto, o Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Bán Jacobsen, no exercício das suas atribuições, convoca Assembleia Geral Extraordinária para reunir-se no dia 17 de março do corrente ano, com primeira convocação às 15h30min e segunda e última convocação às 15h45min, na sede da entidade, com possibilidade de participação remota, por videoconferência, através dos seguintes links enviados individualmente, por e-mail, a cada um dos acadêmicos (caso Vossa Senhoria não os tenha recebido, favor entrar em contato com a diretoria da Academia). A Assembleia Geral ora convocada obedecerá a seguinte pauta:

  1. Abertura dos trabalhos.
  2. Deliberação sobre a proposta de manter o valor da anuidade neste ano de 2022.
  3. Votação individual de cada uma das sugestões de alterações encaminhadas pelos acadêmicos com base na apreciação das minutas de Estatuto e Regimento elaboradas pela comissão.
  4. Votação para aprovação do texto final do Estatuto e do Regimento Interno.
  5. Encerramento da Assembleia Geral. 

Contamos com a participação de todos nesse momento decisivo para o futuro da Academia.

Porto Alegre, 07 de fevereiro de 2022.

Rafael Bán Jacobsen – Cadeira 29

Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 35

Roque Callage

Roque Oliveira Callage nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul em 15 de março de 1888, filho de Luís Callage e Maria Oliveira Callage. Estudou apenas o primário cm sua cidade natal. Foi de 1902 a 1907 caixeiro da cooperativa da VFGRS de Santa Maria. Foi, ainda, professor particular em Santa Maria no ano de 1907.

No jornalismo, redigiu O Combatente, O Estado e fundou e diri-giu as revistas O Boêmio, em 1911, e O Estudante, em Santa Maria, lim São Gabriel foi funcionário da Intendência Municipal, diretor do Diário da Tarde de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo