NOTÍCIAS

Eleições na ARL: Aberto período para inscrição de candidatos à Cadeira 13

13 de novembro de 2022

EDITAL DE ABERTURA DO PERÍODO PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À CADEIRA 13

Em atendimento ao Art.4 do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Bán Jacobsen, Presidente do sodalício, publica o presente edital de abertura do período para inscrição de candidatos à Cadeira 13 da Academia. A Cadeira 13 tem por patrono Carlos Alberto Miller e teve como último ocupante o jurista e filósofo Jaime Piterman.

São requisitos para a inscrição:

  1. Nascer no Rio Grande do Sul ou residir no Estado há dez anos, no mínimo.
  2. Idoneidade moral e conduta social e associativa ilibadas.
  3. Notabilizar-se por sua obra intelectual.
  4. Disponibilidade de tempo e saúde para participar das atividades da Academia.
  5. Conhecer o Estatuto (disponível AQUI) e o Regimento Interno da Academia (disponível AQUI).
  6. Apresentar pedido de ingresso, indicando dados da sua identidade: nome completo, filiação, data de nascimento, profissão, endereço, telefone e e-mail ou similar, além de curriculum vitae, relação dos seus títulos e lista das suas obras publicadas, com respectivas resenhas.

No tocante ao requisito 5, é de particular importância que o candidato conheça os deveres do acadêmico, estabelecidos no Art.10 do Estatuto.

No tocante ao requisito 6, cumpre destacar que o pedido de ingresso deve ser encaminhado por carta remetida ao endereço da Academia Rio-Grandense de Letras (Rua dos Andradas 1234 / 1002, CEP 90020-008, Porto Alegre - RS). A carta pode ser enviada pelo correio ou entregue na portaria do prédio da sede da Academia. Na carta, além dos dados acima especificados, o candidato deve manifestar claramente seu desejo de concorrer à eleição para a Cadeira 13 e declarar conhecimento do Estatuto e do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras. 

O prazo de inscrição encerra no dia 13 de dezembro de 2022.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo