NOTÍCIAS

Eleições na ARL: Aberto período para inscrição de candidatos à Cadeira 39

25 de junho de 2022

EDITAL DE ABERTURA DO PERÍODO PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À CADEIRA 39

Em atendimento ao Art.4 do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Bán Jacobsen, Presidente do sodalício, publica o presente edital de abertura do período para inscrição de candidatos à Cadeira 39 da Academia. A Cadeira 39 tem por Patrono o poeta Francisco Ricardo e teve como último ocupante Francisco Pereira Rodrigues..

São requisitos para a inscrição:

  1. Nascer no Rio Grande do Sul ou residir no Estado há dez anos, no mínimo.
  2. Idoneidade moral e conduta social e associativa ilibadas.
  3. Notabilizar-se por sua obra intelectual.
  4. Disponibilidade de tempo e saúde para participar das atividades da Academia.
  5. Conhecer o Estatuto (disponível AQUI) e o Regimento Interno da Academia (disponível AQUI).
  6. Apresentar pedido de ingresso, indicando dados da sua identidade: nome completo, filiação, data de nascimento, profissão, endereço, telefone e e-mail ou similar, além de curriculum vitae, relação dos seus títulos e lista das suas obras publicadas, com respectivas resenhas.

No tocante ao requisito 5, é de particular importância que o candidato conheça os deveres do acadêmico, estabelecidos no Art.10 do Estatuto.

No tocante ao requisito 6, cumpre destacar que o pedido de ingresso deve ser encaminhado por carta remetida ao endereço da Academia Rio-Grandense de Letras (Rua dos Andradas 1234 / 1002, CEP 90020-008, Porto Alegre - RS). A carta pode ser enviada pelo correio ou entregue na portaria do prédio da sede da Academia. Na carta, além dos dados acima especificados, o candidato deve manifestar claramente seu desejo de concorrer à eleição para a Cadeira 39 e declarar conhecimento do Estatuto e do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras. 

O prazo de inscrição encerra no dia 25 de julho de 2022.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 10

Aquiles Porto Alegre

(por Leandro Silva Telles)

Nasceu Aquiles Porto Alegre na cidade do Rio Grande, em 29 de março de 1848, vindo menino para esta mui "leal e valorosa" cidade de Porto Alegre, tornando-se poeta, cronista e historiador.

Sua obra "ILUMINURAS" introduziu o "PARNASIANISMO" entre nós, segundo o professor GUILHERMINO CÉSAR. Característica de suas poesias e das crônicas é o "fatalismo", o acontecimento funesto.

Nosso saudoso confrade e amigo, PEDRO LEITE VILLAS-BOAS, menciona em sua magistral...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo