NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Heino Willy Kude (20/05/2022)

21 de maio de 2022

A Academia Rio-Grandense de Letras tem o pesar de comunicar o falecimento do escritor Heino Willy Kude, titular da Cadeira 17. O acadêmico faleceu nesta sexta-feira, dia 20 de maio de 2022, em Porto Alegre, aos 92 anos de idade.

Heino Willy Kude nasceu em Porto Alegre em 26 de abril de 1930 e passou parte da infância e da juventude na Alemanha. De volta à terra natal, formou-se em engenharia e trabalhou na Rede Ferroviária Federal. 

Passou a se dedicar integralmente à literatura após a aposentadoria, apesar de escrever desde os treze anos de idade. Apesar de começar a publicar tradiamente, Heino Willy Kude trouxe à luz uma obra caudalosa, com mais de trinta livros nos mais diversos gêneros: crônica, ensaio, memória, romance e texto dramático. 

Na Academia Rio-Grandense de Letras, exerceu o cargo de Secretário sob as presidências de Francisco Pereira Rodrigues e Sérgio Augusto Pereira de Borja. Será lembrado como um confrade afável, talentoso e intensamente dedicado ao sodalício. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo