NOTÍCIAS

Nota de falecimento do acadêmico Jaime Piterman (16/06/2022)

17 de junho de 2022

Faleceu em Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 16 de junho de 2022, o acadêmico Jaime Piterman, titular da Cadeira 13. O enterro foi realizado no dia 17 de junho, no Cemitério do Centro Israelita Porto-Alegrense. 

Nascido em Porto Alegre, Jaime Piterman formou-se em Direito na UFRGS, em 1971, e em Filosofia pela mesma universidade, no ano de 1968. Nomeado Juiz de Direito em 1975, atuou nas Comarcas de Jaguari, Nova Petrópolis, Pelotas, Taquari, Passo Fundo, São Leopoldo e Porto Alegre. Foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em junho de 1995, onde foi Presidente da 4ª Câmara Criminal, e, em maio de 1998, a Desembargador do Tribunal de Justiça. Atuou na 6ª Câmara Criminal até ser eleito 2º Vice-Presidente do TJRS no biênio 2004/2005.

Autor de inúmeros livros, artigos e ensaios sobre Direito, era o decano da Academia Rio-Grandense de Letras, na qual tomou posse em novembro de 1975. Além do que permanece em sua obra, será por todos lembrado como um homem extremamente culto e afável.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo