NOTÍCIAS

Nota de falecimento do acadêmico Jaime Piterman (16/06/2022)

17 de junho de 2022

Faleceu em Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 16 de junho de 2022, o acadêmico Jaime Piterman, titular da Cadeira 13. O enterro foi realizado no dia 17 de junho, no Cemitério do Centro Israelita Porto-Alegrense. 

Nascido em Porto Alegre, Jaime Piterman formou-se em Direito na UFRGS, em 1971, e em Filosofia pela mesma universidade, no ano de 1968. Nomeado Juiz de Direito em 1975, atuou nas Comarcas de Jaguari, Nova Petrópolis, Pelotas, Taquari, Passo Fundo, São Leopoldo e Porto Alegre. Foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em junho de 1995, onde foi Presidente da 4ª Câmara Criminal, e, em maio de 1998, a Desembargador do Tribunal de Justiça. Atuou na 6ª Câmara Criminal até ser eleito 2º Vice-Presidente do TJRS no biênio 2004/2005.

Autor de inúmeros livros, artigos e ensaios sobre Direito, era o decano da Academia Rio-Grandense de Letras, na qual tomou posse em novembro de 1975. Além do que permanece em sua obra, será por todos lembrado como um homem extremamente culto e afável.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo