NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Walter Galvani (29/06/2021)

29 de junho de 2021

O escritor e jornalista Walter Galvani, ocupante da Cadeira 25 da Academia Rio-Grandense de Letras, morreu por volta das 1h30min da madrugada desta terça-feira (29/06/2021), em Porto Alegre, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus com problemas cardíacos – uma deficiência na válvula do coração – e aguardava parecer para cirurgia. A informação foi confirmada pela filha Alessandra Elisabete Velho Galvani da Silveira. O corpo será cremado.

Autor de diversos livros, como Nau Capitânia e A Difícil Convivência: Porto Alegre e os Farrapos, Walter Galvani da Silveira era jornalista, escritor e professor. Nascido no dia 6 de maio de 1934, em Canoas, estreou no jornalismo em 1954, fundando o jornal local Expressão. Galvani teve passagens ainda pelos jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha Esportiva, Folha da Manhã e também pelas rádios Guaíba e Gaúcha. Fez diversas colaborações com jornais como Clarín, de Buenos Aires. Ele foi diretor da Folha da Tarde. Galvani foi também foi patrono da 49ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2003.

Ele deixa a esposa, duas filhas e quatro netos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 33

César de Castro

João César de Castro nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 8 de fevereiro de 1884, filho de Antônio Geresino de castro e Henriqueta Lindner de Castro. Estudou na Escola Preparatória de Rio Pardo em 1899, na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro, sendo desligado da mesma em 1904 por má conduta. Concluiu em 1908 na Escola de Guerra de Porto Alegre o curso militar. No curso do Estado Maior do Exército, obteve o grau de engenheiro geógrafo, cursando em seguida aperfeiçoamento no Exército. Em 1925, formou-se médico pela Faculdade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo