NOTÍCIAS

"Olhai os lírios do campo" - Conversa com Elizabeth Torresini em 16/06

14 de junho de 2022

Nesta quinta-feira (16/06/2022), às 18h30min, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado vai apresentar a live "Olhai os lírios do campo, de Erico Verissimo: comentários sobre a obra", com a pesquisadora e professora Elizabeth Torresini.
A coordenação é de Gilberto Schwartsmann, presidente, e Rafael Bán Jacobsen, secretário, da Associação dos Amigos BPE.
Neste bate-papo, a Profa. Elizabeth Torresini conversa sobre esta que é a primeira obra de repercussão nacional e internacional de Erico Verissimo e aborda o cenário cultural por ocasião da publicação do livro, seu impacto na literatura e na produção posterior de seu autor, bem como os aspectos da narrativa e do seu rico microcosmo de personagens.
A transmissão ao vivo será pelo YouTube da BPE.
Acesse: https://youtu.be/PjnYXSGlhHk

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo