NOTÍCIAS

Posse de novo acadêmico: José Moreira da Silva

23 de novembro de 2014


Em ato solene, realizado em 28 de outubro de 2010, o eminente escritor José Moreira da Silva tomou posse na Academia Rio-Grandense de Letras, ocupando a Cadeira nº 36, cujo patrono é Lindolfo Collor.
José Moreira da Silva foi saudado pelo acadêmico Avelino Alexandre Collet. A seguir o novo acadêmico discorreu sobre a vida e obra do patrono Lindolfo Collor e de Lothar Francisco Hessel, seu antecessor.
O presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Doutor Francisco Pereira Rodrigues, realizou vibrante saudação ao acadêmico e aos presentes, encerrando a sessão, que contou com momentos de arte, com música, canto e declamação de poesia. Logo após os convidados foram brindados com coquetel.

continue lendoANTERIORcontinue lendopróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo