NOTÍCIAS

"Quinta às Cinco": 250 Anos de Poesia em Porto Alegre - Palestra em 26/05

22 de abril de 2022

Nesta palestra, que dá seguimento ao ciclo especial do projeto "Quinta às Cinco" em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, o acadêmico José Eduardo Degrazia, titular da Cadeira 1, abordará a produção poética e os principais versadores que marcaram a história da cidade. Em que medida a poesia pode capturar e cristalizar o espírito de um lugar e de seu povo ao mesmo tempo em que se abre para o universal? Essa e outras questões serão trazidas à baila nesta apresentação. 

A sessão ocorrerá na quinta-feira, dia 26 de maio, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Academia.

Para assistir, acesse: 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nZqLQYTzETQ

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo