NOTÍCIAS

Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia

29 de novembro de 2021

Nesta quarta-feira, dia 01/12/2021, às 18h30min, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, ocorrerá a Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras. 
O evento, que contará com a presença de autoridades da área do livro e da literatura, será abrilhantado pela palestra do acadêmico José Carlos Laitano, tratando do contexto cultural e social da fundação da Academia, e pelo lançamento de publicação alusiva à história da instituição. Na mesma oportunidade, serão anunciados os livros finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras e o nome do autor homenageado com o Troféu Escritor do Ano. 

O evento terá transmissão ao vivo no canal do YouTube e no Facebook do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras. 

O QUÊ: Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras
QUANDO: Quarta-feira, dia 01/12/2021, às 18h30min.
ONDE: Biblioteca Pública do Estado, com transmissão ao vivo no canal do YouTube e no Facebook do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras. 

Participantes:
Rafael Bán Jacobsen (Presidente da Academia)
José Carlos Laitano (Orador)
Mesa de honra:
Morgana Marcon (Diretora da Biblioteca Pública do estado)
Patrícia Langlois (Diretora do Instituto Estadual do Livro)
Neli Miotto (Presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários)
Isatir Bottin Filho (Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro)
Alexandre Brito (Presidente da Associação Gaúcha de Escritores)

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 20

João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto, descendente da nobre linhagem patrícia chefiada por seu avô, o Visconde da Graça, nasceu em uma estância situada nos arredores de Pelotas, em 09 de fevereiro de 1865, tendo como pais Catão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Lopes. A formação escolar de Simões Lopes completou-se no Rio de Janeiro, onde esteve matriculado, a partir de 1878, no famoso Colégio Abílio, dirigido pelo Barão de Macaú-bas, mais tarde retratado por Raul Pompéia como o Aristarco de O Ateneu. Em 1880 iniciou o Curso...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo