NOTÍCIAS

Sete candidatos disputarão a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras

12 de janeiro de 2023

Encerradas no dia 13 de dezembro de 2022 as inscrições de candidaturas para a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (cujo patrono é o poeta, jornalista e compositor Carlos Alberto Miller), apresentaram-se os seguintes candidatos à vaga (em ordem alfabética):

  1. Carlos Giovani Delevati Pasini
  2. Eliane Tonello
  3. Liberato Vieira da Cunha
  4. Mario Augusto Pires Pool
  5. Marli Teresinha Silva da Silveira
  6. Pio Furtado 
  7. Roberto Schmitt-Prym

Fazendo uso das prerrogativas previstas pelo § 5º do Art. 4 do Regimento Interno, o Presidente da Academia, Airton Ortiz, nomeou os integrantes da Comissão de Sindicância e Crítica, que será composta pelos três últimos presidentes do sodalício e emitirá parecer avaliativo sobre as candidaturas. A Assembleia Geral de eleição do novo acadêmico ocorrerá do dia 9 de março do corrente ano.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo