NOTÍCIAS

"Traduzir Shakespeare" - palestra com Élvio Funck no dia 04/10

02 de outubro de 2021

No dia 04/10/2021, segunda, às 18h, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, realizará uma live com o Prof. Élvio Funck, com transmissão ao vivo pela página da BPE no YouTube.

Élvio Funck possui doutorado em Humanidades pela University Of Texas (1979) e pós-doutorado pela University of South Florida (2000). Lecionou letras e literatura inglesa na UFRGS e na Unisinos. Em parceria com a editora Movimento, comandada por Carlos Appel, vem trabalhando, há mais de uma década, no projeto de publicar novas edições do teatro completo do Shakespeare.

Na palestra "Traduzir Shakespeare", Élvio Funck falará o processo de criação das sua traduções, que estão entre as mais acessíveis para se começar a ler Shakespeare, com texto interlinear (ou seja, alternando cada verso em inglês com sua respectiva tradução para o português). Serão abordados os desafios de traduzir a obra de Shakespeare, tão repleta de metáforas e duplos sentidos, e, em especial, as escolhas entre privilegiar a semântica ou a estética na versão de um texto literário para outro idioma.

O quê: Live "Traduzir Shakespeare"
Quando: 04.10.21, às 18h
Onde: Youtube BPE
https://youtu.be/TW1hivL_yR8 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 9

Ramiz Galvão

Ramiz Galvão: professor, filósofo e cirurgião 

(por Frei Rovílio Costa)

Benjamin Franklin Ramiz Galvão, Barão de Ramiz, médico, professor, fílólogo, biógrafo e orador, nasceu em Rio Pardo, RS, em 16-6-1846, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 9-3-1938. Foi eleito a 12-4-1928 para a Cadeira n. 32, da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Carlos de Laet. Foi recebido a 23-6-1928, pelo acadêmico Fernando Magalhães. É patrono da Cadeira n. 9 da Academia Riograndense de Letras.

Filho de João Galvão e de Maria...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo