NOTÍCIAS

"Traduzir Shakespeare" - palestra com Élvio Funck no dia 04/10

02 de outubro de 2021

No dia 04/10/2021, segunda, às 18h, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, realizará uma live com o Prof. Élvio Funck, com transmissão ao vivo pela página da BPE no YouTube.

Élvio Funck possui doutorado em Humanidades pela University Of Texas (1979) e pós-doutorado pela University of South Florida (2000). Lecionou letras e literatura inglesa na UFRGS e na Unisinos. Em parceria com a editora Movimento, comandada por Carlos Appel, vem trabalhando, há mais de uma década, no projeto de publicar novas edições do teatro completo do Shakespeare.

Na palestra "Traduzir Shakespeare", Élvio Funck falará o processo de criação das sua traduções, que estão entre as mais acessíveis para se começar a ler Shakespeare, com texto interlinear (ou seja, alternando cada verso em inglês com sua respectiva tradução para o português). Serão abordados os desafios de traduzir a obra de Shakespeare, tão repleta de metáforas e duplos sentidos, e, em especial, as escolhas entre privilegiar a semântica ou a estética na versão de um texto literário para outro idioma.

O quê: Live "Traduzir Shakespeare"
Quando: 04.10.21, às 18h
Onde: Youtube BPE
https://youtu.be/TW1hivL_yR8 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 24

Zeferino Brasil

Antônio de Souza Zeferino Brasil nasceu em Porto Grande, município de Taquari, Rio Grande do Sul, em 24 de abril de 1870, sendo filho de João Antônio de Sousa e Tausta Carolina de Sousa. Estudou no Colégio Rio-Grandense em Porto Alegre no ano de 1883 e cursou a Escola Normal de Porto Alegre pela qual se diplomou professor em 1889.

Funcionário público estadual desde 1889, tendo servido na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sal até aposentar-se. Foi ainda professor de Retórica e Poética. Jornalista, pertenceu à redação do...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo