TEXTOSDISCURSOS

Saudação a José Alberto Wenzel - José Carlos Laitano (22/07/2021)

22 de julho de 2021

Excelentíssimo Senhor Professor Rafael Bán Jacobsen, digníssimo Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em seu nome saúdo a todos os confrades e confreiras desta Academia, das academias brasileiras, e demais pessoas que nos estejam assistindo, em especial a nossa sempre querida Senadora Ana Amélia Lemos.

 

José Alberto Wenzel é cidadão do mundo.

Geólogo, analista ambiental e político na melhor forma de dizer. Foi vereador e prefeito no município de Santa Cruz do Sul e Senador suplente na companhia de Ana Amélia Lemos. Foi Secretário estadual do Meio- Ambiente, das Relações Institucionais e Chefe da Casa Civil do Governo rio-grandense. Foi assessor na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e exerceu a presidência da Fundação Zoobotânica.

José Alberto Wenzel é homem do mundo das letras.

Foi autor de narrativa ficcional com título que, por si só, bastaria para guindá-lo a esta Academia, tanto é maravilhoso o título: "A menina que decorava túmulos". Publicou muitas outras obras na área da literatura de ficção: "A alma morre antes"; "Asa dourada"; "Migalha inteira"; "Cheguei, posso partir".

Escreveu várias obras com conteúdo técnico: "Fepam: raízes, trincheira e farol"; "Natália Missioneira"; "Cinturão Verde, e agora?"; "Exercícios ambientais"; "Pampa Verde: ecologia, ruptura, método e síntese"; "Caminho da RSC 471 – eixo norte: uma experiência geoambiental gaúcha"; "Ecologia real ou utopia ambiental".

Como intelectual destacado por sua cultura e competência, sendo pós-graduado em Química Analítica, com formação em Geologia, Mestre em Desenvolvimento Regional, exerceu o magistério na Universidade de Santa Cruz do Sul e outros educandários. Está desenvolvendo estudos interfaciais acerca da busca pelas sínteses intentadas por Balduíno Rambo, Pierre Teihlard de Chardin e Bernard Lonergan – os três jesuítas, teólogos e grandes pensadores dedicados à Filosofia, Teologia e Natureza. Posso imaginar o profundo conteúdo do texto que está sendo construído pelo agora nosso Wenzel.

E encontra tempo para escrever "Morte e Natureza: interação transgressora", sendo este um título provisório.

Homem de letras, não bastasse tanto para torná-lo aceitável e necessário para o nosso Sodalício maior, é membro destacado da excelente Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e integrante da Comissão Editorial da "FEPAM Em Revista".  E como articulista publicou duas centenas de textos para jornais como Zero Hora, Correio do Povo, Gazeta do Sul, Jornal do Comércio, RioVale, Diário Regional, além de contribuições em antologias, periódicos os mais diversos, apresentando dissertações em seminários e congressos.

José Alberto Wenzel, cidadão do mundo e das letras, mais não precisa mostrar porque, definitivamente, nós membros da Academia Rio-Grandense de Letras e a cultura gaúcha como um todo, necessitamos da sua presença, da sua inteligência e da sua participação para que continuemos a prestar serviço essencial à sociedade.

Seja bem-vindo, Confrade. Que sua esposa e filhos, além dos seus amigos, recebam nosso abraço caloroso.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo