VÍDEOS

Entrevista biográfica com José Édil de Lima Alves - Cadeira 3 (02/06/2022)

02 de junho de 2022

Entrevista Biográfica de José Édil de Lima Alves, ocupante da Cadeira 3 da Academia Rio-Grandense de Letras, realizada como parte do projeto ESCRITORES DA NOSSA TERRA – literatura e memória, de Giovani Pasini. O projeto ESCRITORES DA NOSSA TERRA foi elaborado pelo Prof. Dr. Giovani Pasini, com base em pesquisa científica em entrevistas biográficas. O objetivo geral do programa é perenizar depoimentos de autores que tenham adquirido notoriedade no Rio Grande do Sul. A importância da série não está no presente, mas no presente que ficará para o futuro.


 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 25

Alberto da Costa Correa Leite

(por Walter Galvani)

Não era saudável ser poeta romântico no século XIX, mas de certo modo era assim que se afrontava o “establishment” e se atingia a sociedade através da sensibilização e da comoção: morria-se moço, como Castro Alves, mas sabia-se muito e se alcançava rapidamente uma grande cultura e se conquistavam as ferramentas para brilhar.

Alberto da Costa Correa Leite não fugiu à essa regra de ouro. Nasceu numa família dedicada à literatura e ao jornalismo, como poderia ser o título desta breve...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo