VÍDEOS

Luiz de Miranda: uma vida em poesia (10/08/2022)

10 de agosto de 2022

No dia 10/08/2022, às 19h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresentou a live "Luiz de Miranda: uma vida em poesia", com os convidados Eduardo Jablonski (crítico literário), Juremir Machado da Silva (escritor e jornalista) e Ricardo Barberena (professor da PUCRS). A coordenação foi de Gilberto Schwartsmann, presidente, e Rafael Bán Jacobsen, secretário, da Associação dos Amigos BPE. Nesta conversa, os participantes relembraram a vida e a obra do escritor Luiz de Miranda, que recentemente nos deixou e firmou como legado à cultura gaúcha e universal uma extensa e profunda obra poética.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo