VÍDEOS

Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia

01 de dezembro de 2021

No dia 01/12/2021, às 18h30min, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, ocorreu a Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras.  O evento, que contou com a presença de autoridades da área do livro e da literatura, foi abrilhantado pela palestra do acadêmico José Carlos Laitano, tratando do contexto cultural e social da fundação da Academia, e pelo lançamento de publicação alusiva à história da instituição. Na mesma oportunidade, foram anunciados os livros finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras e o nome do autor homenageado com o Troféu Escritor do Ano.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 40

Alceu Wamosy

Alceu de Freitas Wamosy nasceu em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 14 de fevereiro de 1895, filho de José Afonso Wamosy e Maria de Freitas Wamosy. Es-tudou no Colégio Urugiiaianense, de sua cidade natal e em Alegrete. Jornalista desde a adolescência, Alceu Wamosy iniciou-se como redator de A Cidade em 1909 na cidade de Alegrete. Em 1911 já dirigia o mesmo.

Em Porto Alegre, foi redator, em 1915, de O Diário e A Federação. Em 1918, foi diretor em Santana do Livramento de O Republicano. Em 1923, com o início da Revolução...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo