ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent § Academia Rio-Grandense de Letras § quadro-academico § José Carlos Dussarrat Riter (Caio Riter) §

CADEIRA 4

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Carlos Dussarrat Riter (Caio Riter)

Caio Riter (nome artístico de José Carlos Dussarrat Riter), nasceu em 24/12/1962, em Porto Alegre/RS, cidade onde mora.

É bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras – FAPA/RS; é mestre e doutor em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além de ministrar oficinas de criação literária, já lecionou Literatura e Língua Portuguesa na UFRGS, no Colegio Militar de Porto Alegre, no curso Anglo Pré-Vestibulares - RS e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

Em 1994, publicou seu primeiro livro, “O palito diferente”, e nunca mais parou de escrever, já tendo publicado mais de sessenta obras, principalmente para o público infanto-juvenil, mas também para o adulto.

Recebeu os prêmios Açorianos (2004, 2006 e 2009), 1º Barco a Vapor (2005), Associação Gaúcha de Escritores - Livro do ano (2005 e 2006), Orígenes Lessa (2007), além do Selo Altamente Recomendável (2007) e de participar dos Catálogos de Bolonha e White Ravens.

No ano de 2016, foi indicado entre os patronáveis da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas no site pessoal do escritor.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo