CADEIRA 3

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Édil de Lima Alves

É graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Literatura Portuguesa e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur), na PUCRS, em Porto Alegre, e na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

Pertenceu ao Conselho Editorial da revista Letras de Hoje, da PUCRS, e ao Conselho Editorial da revista Textura, da Ulbra/Canoas. Tem inúmeros artigos publicados em revistas e jornais do Brasil, da Espanha e de Portugal, bem como participação em obras coletivas, editadas aqui e em Portugal, como "Erico Veríssimo: provinciano e universal" e "Mario Quintana: cotidiano, lirismo e ironia". Publicou também "Pessoa e Camões: três análises divergentes" e "Sistema educacional em questão", ambos pela Editora Movimento, "A paródia em novelas folhetins camilianas" (Icalp, Lisboa) e "História da literatura portuguesa: fundamentos de geografia e de história", pela Editora da Ulbra.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoana, experimentalismo, literatura portuguesa, épica moderna e esoterismo.

Renunciou à condição de acadêmico em 2022. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 26

João Borges Fortes

João Borges Fortes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 02 de maio de 1872, filho de João Pereira da Silva Borges Fortes e Francisca de Paula Borges Fortes. Cursou o ensino primário em Encruzilhada, em sua cidade natal e no Colégio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo. Em 1890, formou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar de Porto Alegre e, em 1899, Engenheiro militar pela Escola Militar do Rio de Janeiro.

Foi Oficial do Exército, recebendo os galões de alferes-aluno em 1892....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo