NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Heino Willy Kude (20/05/2022)

21 de maio de 2022

A Academia Rio-Grandense de Letras tem o pesar de comunicar o falecimento do escritor Heino Willy Kude, titular da Cadeira 17. O acadêmico faleceu nesta sexta-feira, dia 20 de maio de 2022, em Porto Alegre, aos 92 anos de idade.

Heino Willy Kude nasceu em Porto Alegre em 26 de abril de 1930 e passou parte da infância e da juventude na Alemanha. De volta à terra natal, formou-se em engenharia e trabalhou na Rede Ferroviária Federal. 

Passou a se dedicar integralmente à literatura após a aposentadoria, apesar de escrever desde os treze anos de idade. Apesar de começar a publicar tradiamente, Heino Willy Kude trouxe à luz uma obra caudalosa, com mais de trinta livros nos mais diversos gêneros: crônica, ensaio, memória, romance e texto dramático. 

Na Academia Rio-Grandense de Letras, exerceu o cargo de Secretário sob as presidências de Francisco Pereira Rodrigues e Sérgio Augusto Pereira de Borja. Será lembrado como um confrade afável, talentoso e intensamente dedicado ao sodalício. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 23

Caldas Júnior

(por Zélia Helena Dendena Sampaio)

 Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior nasceu em Porteiras, município de Vilas Nora, Sergipe, em 13 de dezembro de 1868, filho de Francisco Antônio Vieira Caldas e Maria Emília Wanderlei Caldas. O primário foi feito em casa com o auxí lio dos professores particulares Antônio Lago e Guilhermina Lima em Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, para onde a su família se mudou em 1872.

Concluiu o secundário em Porto Alegre no Colégio São Pedro em 1883. Foi de 1885 a 1888 revisor e...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo