NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (23/06)

15 de junho de 2022

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)

Encerrou-se, no dia 09 de junho de 2022, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 24 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é Zeferino Brasil.
Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

  1. Antônio Carlos Côrtes
  2. Ari Heck
  3. Carlos Giovani Delevati Pasini
  4. Cassiano Gilberto Santos Cabral
  5. Christian David
  6. Iva da Silva
  7. João Marcos Adede y Castro
  8. Jorge Amaro de Souza Borges
  9. Luiz de Miranda
  10. Roberto Schmitt-Prym

Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram remetidos a todos os acadêmicos privadamente.

Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 23 de junho, quinta-feira, em primeira chamada às 15h30min e em segunda e última chamada às 16h. A assembleia será realizada em formato híbrido, com possibilidade de presença in loco, na sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002), ou de participação por videoconferência.

Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento, que foram recentemente revisados e atualizados. Em especial, destacamos que, de acordo com o artigo 23 do Regimento, podem votar todos os acadêmicos que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e que, caso não se encontrem na sede da Academia no momento da eleição, estejam na plataforma digital, com voz e/ou imagem no momento de proferir seu voto, sendo vedado substituir sua manifestação por meio de telefone, e-mail ou outro tipo de mídia ou rede social. Ademais, o voto será secreto no caso daqueles reunidos em local físico; no caso de uso de plataforma digital, o voto será de viva voz ou pela exibição do voto por escrito na tela da plataforma digital, perdendo, portanto, o caráter secreto.

Rafael Bán Jacobsen

Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 15

Múcio Scevola Lopes Teixeira

(por Anselmo F. Amaral)

A literatura sul-rio-grandense tomou forma própria, com conteúdo regionalista, e expandiu-se a partir da fundação da Sociedade Partenon Literário, em 1868. Iniciativa de um grupo de jovens liderados por Apolinário Porto Alegre. Ali figuraram nomes como: Júlio de Castilhos, Assis Brasil, Fernando Osório (pai), Homero Batista, Lobo da Costa, Revocata dos Passos Ligueroa de Melo e o próprio Caldre e Fião.

Em meio àquela plêiade de escritores, artistas e homens de ciência apareceu um jovem poeta com, apenas, treze anos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo