CADEIRA 8

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Alberto Wenzel

José Alberto Wenzel (Cerro Largo, 19 de janeiro de 1952) é geólogo com mestrado em Desenvolvimento Regional Tecnoambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi secretário municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, de 1997 a 1999, vereador nas legislaturas 1993 a 1996 e 1999 a 2000. Concursado da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), exerceu vários cargos na administração pública, como secretário estadual do Meio Ambiente, no período entre 2003 e 2004. Foi prefeito de Santa Cruz do Sul, de 2005 a 2008, quando assumiu como chefe da Casa Civil e, posteriormente, em 2009, como Secretário de Relações Institucionais do Governo. Atualmente exerce a função de geólogo na FEPAM e é o 1º suplente da senadora Ana Amélia Lemos no Senado Federal.

José Alberto Wenzel tem diversos artigos já publicados em periódicos e revistas, e ainda em eventos e congressos. Wenzel é autor dos livros "FEPAM: raízes, trincheira e farol", "Pampa verde", "Ecologia real ou utopia ambiental" e "Lago Dourado e Piscinões", sobre temas ambientais, e também "Migalha inteira", "Cheguei, posso partir", "Asas Douradas", "A alma morre antes" e "A menina que decorava túmulos", na área da literatura.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo