CADEIRA 34

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Nedel (falecido)

José Nedel obteve licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), bacharelado em Letras Clássicas e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo (1962), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Foi Juiz de Direito do RS e professor aposentado. Integrou o corpo docente do Plao de pós_graduação em Filosofia, Mestrado e Doutorado, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, até 2009. Tem experiência profissional na área de Filosofia e Direito, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Ética, História da Filosofia, Introdução ao Direito e Filosofia do Direito. Notabilizou-se, na maturidade, pela profícua publicação de trabalhos filosóficos e literários. Dedicou-se, especialmente, à poesia e à arte do soneto. Faleceu em 14/06/2025. 

Obras:

Filosofia e Direito:

Ética Aplicada - Pontos e Contrapontos

Ética, Direito e Justiça

Crítica da Razão Popular

Uma Teoria do Conhecimento

Maquiavel: Concepção Antropológica e ética

Ética e Discurso

Ensaios de Filosofia Prática

Filosofia 74 - Ética, Direito e Justiça

A teoria ético-política de John Rawls

Poesia:

Última Floresta (Sonetos)

A Vez do Verso (Sonetos)

Quadras em Metro

A Curvatura da Razão

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo