CADEIRA 39

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Rossyr Berny

Rossyr Berny nasceu em 30 de agosto de 1952. Vive em Porto Alegre desde 1973, onde formou-se em Jornalismo, sendo Mestre em Teoria da Literatura, ambos pela PUCRS; e professor pela Faculdade de Formação de Professores, na São Judas Tadeu. Em 1974 publica seu primeiro texto, inaugurando sua estrada literária. Desde então, soma 22 obras publicadas nos campos da poesia, biografia e romance. Traduziu cinco livros do Espanhol para o Português, obras de Carlos Higgie, Nélida Marina Manfrú e Rubinstein Moreira. Igualmente foi traduzido na Argentina, por Perpétua Flores; no Paraguai, por Victor Casartelli e, no Uruguai, por Rubinstein Moreira. Dentre eles, "O gemido animal do homem", "Homem-Autômato: poemas", "Desuniverso", "O exercício da lágrima" e "Não se suicidar é preciso". Em 1985 fundou a Editora Alcance, uma das que mais pública no Rio Grande do Sul e a que mais publica poesia no Brasil. Editora e diretor têm recebido importantes prêmios nacionais e estrangeiros, como o Jabuti, São Paulo; Carlos Drummond de Andrade, Minas Gerais; Prêmio Raíces, Argentina; Carlos Sabat Ercasty, Uruguai, entre muitos outros.
 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 37

Felipe de Oliveira

Felipe Daudt d'Oliveira nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 23 de agosto de 1890, filho de Felipe Alves d'Oliveira e Adelaida Daudt d'Oliveira. Cursou o ensino primário em Santa Maria e o secundário na Escola Brasileira em Porto Alegre. Frequentou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, onde concluiu o curso de Química.

Foi redator de O Combatente de Santa Maria em 1908, de O País do Rio de Janeiro, a partir de 1922, e, depois, da Gazeta de Notíciase da Revista Fon-Fon. Desenvolveu no Rio de Janeiro a atividade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo