CÉSAR

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

César Alexandre Pereira

César Alexandre Pereira nasceu em Taquari, em 2 de janeiro de 1934.

Diplomado em contabilidade e bancário, foi professor do SENAC e aposentou-se como funcionário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Editou “Carrossel de Cinzas”, em 1960, com poemas líricos e sonetos. Com “Dardos de Ajuste”, 1974, embarca na poesia social com poemas que publicara a partir de 1959, no Correio do Povo, no ritmo épico da geração de 60. Segue-se “Porta de Emergência” (1989), no mesmo sentido. Em 2012, lançou “Caminhos do fruto”.

Foi um dos precursores da poesia concreta e visual, tendo criado o “Poenigma”, em 1965, no caminho das vanguardas da época. Participou de antologias e ganhou prêmios nos gêneros poesia e conto, entre eles o Prêmio Petrobrás (1989). Ministrou oficinas de poesia na Casa de Cultura Mário Quintana e, durante dez anos, participou da diretoria da Associação Gaúcha de Escritores.

Foi membro do Grêmio Literário Castro Alves. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras, ocupando a Cadeira 12. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo