CÉSAR

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

César Alexandre Pereira

César Alexandre Pereira nasceu em Taquari, em 2 de janeiro de 1934.

Diplomado em contabilidade e bancário, foi professor do SENAC e aposentou-se como funcionário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Editou “Carrossel de Cinzas”, em 1960, com poemas líricos e sonetos. Com “Dardos de Ajuste”, 1974, embarca na poesia social com poemas que publicara a partir de 1959, no Correio do Povo, no ritmo épico da geração de 60. Segue-se “Porta de Emergência” (1989), no mesmo sentido. Em 2012, lançou “Caminhos do fruto”.

Foi um dos precursores da poesia concreta e visual, tendo criado o “Poenigma”, em 1965, no caminho das vanguardas da época. Participou de antologias e ganhou prêmios nos gêneros poesia e conto, entre eles o Prêmio Petrobrás (1989). Ministrou oficinas de poesia na Casa de Cultura Mário Quintana e, durante dez anos, participou da diretoria da Associação Gaúcha de Escritores.

Foi membro do Grêmio Literário Castro Alves. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras, ocupando a Cadeira 12. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 1

Manuel de Araújo Porto Alegre

Manuel de Araújo Porto Alegre nasceu em Barão de Santo Ângelo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1806, filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antônia Viana de Araújo. Completou a Escola Primária em Porto Alegre e estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Nesta área destacou-se, ganhando prêmios e ministrando cursos.

Foi co-diretor da revista brasileira Niterói (Paris, 1826), cofundador do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro, 1843), codiretor da Lanterna Mágica (Rio de Janeiro, 1845), diretor da Academia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo