SÉRGIO

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

Sérgio Augusto Pereira de Borja

Sérgio Augusto Pereira de Borja (Porto Alegre, 2 de novembro de 1949) é um advogado e professor universitário brasileiro.

Em 1992 foi o primeiro brasileiro a entrar com o pedido de impeachment de Fernando Collor. Em 2006 entrou com pedido de impeachment do presidente Lula.

Tem denunciado através de uma legítima advocacia pública o processo de desmonte do Estado, da Constituição e a degradação social que leva à violência e ao sucateamento da saúde e educação.

Conferencista e escritor, membro da Academia Rio-Grandense de Letras, tem percorrido o estado fazendo conferências.

Foi professor de Direito Constitucional, Ciência Política e História do Direito na PUC/RS; é professor de Teoria Geral do Direito, Direito das Obrigações, Direito Agrário e Instituições de Direito, na Faculdade de Direito da UFRGS.

Escritor com vários livros publicados na área de direito constitucional, integração americana, ciência política e poesia. Articulista, publicou seus artigos, em revistas jurídicas e na grande imprensa. Recebeu em 1997, da Comissão do Mercosul, daAssembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul o Diploma de Colaborador Emérito. Premiado com o Troféu Obirici em 2007, como destaque social e profissional.

Foi condecorado com a mais alta comenda da OAB, a Medalha Osvaldo Vergara.

Presidiu a Academia Rio-Grandense de Letras em 2013, 2014 e 2015. 

Site pessoal: http://www.sergioborja.com.br/

Mais informações no Currículo Lattes do acadêmico.

 

Obras:

  • Ronda alta, 1981
  • Pele madura, 1984
  • Contra corja, 1988
  • Impeachment, 1992
  • Teoria Geral dos Tratados - Mercosul - A Luta Pela União Latino-Americana, 2001
  • O Projeto Democrático, 2001
continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 31

Paulino Azurenha

(por Itálico Marcon)

Desde cedo me preocupei em adquirir um conhecimento pormenorizado da nossa literatura. Demoradas pesquisas foram desenvolvidas, já desde 1954, nesse sentido. Em uma delas, realizada na coleção do Correio do Povo, existente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, localizei diversas produções de Paulino de Azurenha, copiando meia dúzia delas para o meu arquivo.

Nascido em 28 de maio de 1860, na cidade de Porto Alegre, José Paulino de Azurenha faleceu,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo