NOTÍCIAS

Academia de Letras gaúcha quer mais espaço físico para a instituição

03 de abril de 2015


Do Portal do Governo 
 
O secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), Edu Olivera, acompanhado do secretário da Cultura, Victor Hugo, reuniram-se, nesse terça-feira (31), com o presidente da Academia Rio-grandense de Letras, Sérgio Augusto Pereira de Borja. A pauta do encontro ficou voltada para a necessidade de um espaço maior para a Academia gaúcha.
 
Edu Olivera disse que o Rio Grande do Sul, atualmente, apresenta uma série de dificuldades de ordem financeira. Ele destacou que o Estado tem imóveis em todo o Brasil e que a secretaria ainda está buscando organizar e avaliar a situação de cada um. Assinalou, contudo, "que tentaremos, dentro do possível, compor uma situação que seja favorável à Academia e sem que haja necessidade de utilizar recursos públicos para encontrar uma solução". 
 
Acompanhado por um grupo de acadêmicos gaúchos, Sérgio Borja, fez referência a antigas promessas de governos passados, "que não saíram do papel ou ficaram nas palavras empenhadas, mas que não continham uma assinatura formal". Porém, observou o presidente, "após este encontro, pela primeira vez, estou seguro que existe uma tentativa sincera de solução por parte dos órgãos públicos".
 
Também participaram da reunião o secretário adjunto da Cultura, André Kryszcun, e o diretor do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (vinculado à Smarh), Fernando Azambuja de Assis.
 
Disponível em: http://brasilnoticia.com.br/educacao/academia-de-letras-gaucha-quer-mais-espaco-fisico-para-a-instituicao/53269

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 14

Fontoura Xavier

Antônio da Fontoura Xavier nasceu em Cachoeira do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul, em 07 de julho de 1856 filho de Gaspar Xavier da Silva e Clarinda Amália da Fontoura Xavier. Estudou Humanidades no Rio de Janeiro de 1870 a 1873. Iniciou em 1874, no Rio de Janeiro, o curso de Engenharia, mas acabou não o concluindo. Em São Paulo, formou-se bacharel em Direito.

Jornalista desde a mocidade, fundou em 1876 A Gazetinha. Foi redator da Gazeta de Notícias, no Rio de Janeiro, e em 1884 de A Federação. Ingressou na carreira consular em 1885, servindo...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo