NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (01/07)

15 de junho de 2021

Porto Alegre, 15 de junho de 2021

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)

Encerrou-se, no dia 04 de junho de 2021, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 8 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é José Teodoro de Souza Lobo e que restou vaga por ocasião do falecimento de seu último ocupante, o jornalista Raul Moreau Neto, em 06 de outubro de 2016.

Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

  1. Ari Heck
  2. Décio Mallmith
  3. Felipe Daiello
  4. Iva da Silva
  5. Ivan Seibel
  6. José Alberto Wenzel
  7. José Pio Rodrigues Furtado
  8. Roberto Schmitt-Prym

Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram enviados individualmente para todos os acadêmicos.

Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 01 de julho, quinta-feira, em primeira chamada às 15h30min e em segunda e última chamada às 16h. Dado o contexto de pandemia em que nos encontramos, a assembleia será realizada virtualmente, em endereço divulgado aos acadêmicos.

Ademais, ainda em função das dificuldades que alguns acadêmicos têm para participar das sessões virtuais e dos imprevistos que podem impedir, na última hora, o acesso remoto à assembleia, incentivamos todos os acadêmicos a enviarem seus votos antecipadamente.

Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento interno, bem como o parecer da Comissão Eleitoral, que, em 2019, por ocasião do mais recente processo eleitoral conduzido na Academia, interpretou as regras e estabeleceu os dispositivos práticos dos procedimentos. O parecer da Comissão Eleitoral também foi remetido a todos os acadêmicos.

Rafael Bán Jacobsen

Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 38

Eduardo Guimarães

Eduardo Gaspar da Costa Guimarães nasceu em Porto Alegre no dia 30 de março de 1892, filho de Gaspar da Costa Guimarães e Balbina da Silveira Guimarães. Estudou na Escola Pública da Prof. Isabel Gama, no Colégio Rio-Grandense e no Colégio Júlio de Castilhos. Foi redator de A Hora e Rio Jornal, ambos no Rio de Janeiro em 1912. Foi funcionário público estadual desde 1913, tendo servido na Biblioteca Pública Estadual como diretor dessa instituição a partir de 1922, permanecendo no cargo até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo