NOTÍCIAS

Nilson Luiz May autografa a obra “O Leão da Calábria” na 19ª Feira do Livro de Lajeado

12 de agosto de 2025

     Nilson Luiz May autografa obra com raízes no Vale do Taquari durante a 19ª Feira do Livro de Lajeado. Escritor, que atuou por décadas como médico junto à comunidade lajeadense, autografa O Leão da Calábria no dia 17 de agosto, na Praça da Matriz.

     A 19ª Feira do Livro de Lajeado, que ocorre de 13 a 17 de agosto, volta a ocupar a Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz) e terá entre seus destaques a participação do escritor Nilson Luiz May. Ocupante da cadeira número 10 da Academia Rio-Grandense de Letras e reconhecido por sua intensa atuação cultural e comunitária em Lajeado, May estará presente no domingo, dia 17, das 10h às 11h, para sessão de autógrafos de seu mais recente livro, O Leão da Calábria.

     A obra é uma narrativa ficcional inspirada em acontecimentos reais ocorridos em Anta Gorda, na década de 1920, quando o médico italiano Michele De Patta chegou à região vindo da Calábria e provocou uma verdadeira revolução na pequena cidade. Com base em personagens históricos e cronologia documentada, o autor constrói uma trama que ultrapassa os limites do romance histórico ou da biografia romanceada, equilibrando rigor e liberdade criativa.
“É uma narrativa ficcional com pano de fundo histórico, e assim deve ser lida”, explica Nilson Luiz May. Seu retorno a Lajeado para a Feira do Livro é também um reencontro simbólico com a comunidade à qual dedicou boa parte de sua trajetória.

     A realização da 19ª Feira do Livro de Lajeado é da Prefeitura de Lajeado e do Sesc Lajeado, com apoio da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) — por meio do Setorial de Literatura, Biblioteca e Escritores — e da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Foto: Fabiano Panizzi

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 1

Manuel de Araújo Porto Alegre

Manuel de Araújo Porto Alegre nasceu em Barão de Santo Ângelo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1806, filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antônia Viana de Araújo. Completou a Escola Primária em Porto Alegre e estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Nesta área destacou-se, ganhando prêmios e ministrando cursos.

Foi co-diretor da revista brasileira Niterói (Paris, 1826), cofundador do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro, 1843), codiretor da Lanterna Mágica (Rio de Janeiro, 1845), diretor da Academia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo