NOTÍCIAS

Prêmio Joaquim Alves Torres

25 de julho de 2026

Prêmio Joaquim Alves Torres
para obras dramáticas inéditas em livro

O Prêmio Joaquim Alves Torres, para obras dramáticas inéditas em livro, tem o objetivo de dar oportunidade a autores que não tiveram obras publicados em um livro físico. É um projeto aberto a qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha residência fixa comprovada no país, desde que conte com 18 anos (ou mais) no ato da inscrição.

O Prêmio é uma homenagem a Joaquim Alves Torres, dramaturgo, um dos fundadores da Academia Rio-Grandenser de Letras.

A comissão julgadora indicará até cinco finalistas e apontará até três autores que terão a publicação de sua obra dramática em livro editado pela Editora Dionísia, selo editorial da Editora Bestiário. 
As inscrições deverão ser realizadas no período de 1º de junho a 30 de agosto de 2026.
As obras deverão ser enviadas em PDF, contendo nome completo do autor, endereço e telefone para contato para o email: contato@arl.org.br
O pagamento de R$ 100,00 (cem reais) de taxa de inscrição. PIX (CNPJ) 95123279000107 - ou SICREDI - Ag. 7163-3 - CC 12264-5. Eviar comprovante anexo ao PDF da obra.

O anúncio das obras finalistas acontecerá durante o 5º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul, em Santo Angelo, RS. em novembro de 2026.

Os casos omissos deste regulamento serão decididos, de forma administrativa, soberana e irrecorrível, pelo coordenador do prêmio e pela Diretoria da ARL.

Outros esclarecimentos podem ser solicitados por meio do e-mail contato@arl.org.br

Porto Alegre, 1º de junho de 2026.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo