VÍDEOS

Luiz de Miranda: uma vida em poesia (10/08/2022)

10 de agosto de 2022

No dia 10/08/2022, às 19h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresentou a live "Luiz de Miranda: uma vida em poesia", com os convidados Eduardo Jablonski (crítico literário), Juremir Machado da Silva (escritor e jornalista) e Ricardo Barberena (professor da PUCRS). A coordenação foi de Gilberto Schwartsmann, presidente, e Rafael Bán Jacobsen, secretário, da Associação dos Amigos BPE. Nesta conversa, os participantes relembraram a vida e a obra do escritor Luiz de Miranda, que recentemente nos deixou e firmou como legado à cultura gaúcha e universal uma extensa e profunda obra poética.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo