VÍDEOS

Minha entrevista com Erico Verissimo - Conversa com Rosa Freire D'Aguiar (18/03/2022)

18 de março de 2022

No dia 18/03/2022, às 18h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresentou a live "Minha entrevista com Erico Verissimo", no YouTube da Biblioteca Pública.
Neste bate-papo, Rosa Freire d’Aguiar resgatou memórias da entrevista que realizou com Erico Verissimo, quando pôde conhecer detalhes formidáveis da vida, da obra e mesmo da intimidade desse grande escritor gaúcho. Rosa Freire d’Aguiar, como jornalista nos anos 70 e 80, foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Retornou ao Brasil em 1986 e desde então trabalha no mercado editorial. Traduziu do francês, espanhol e italiano mais de cem livros nas áreas de literatura e ciências humanas. Entre eles, Montaigne, Balzac, Céline, Lévi-Strauss, Roberto Bolaño, Italo Calvino. Recebeu os prêmios da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001), Jabuti (2009), Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (2019).

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo