VÍDEOS

Minha entrevista com Erico Verissimo - Conversa com Rosa Freire D'Aguiar (18/03/2022)

18 de março de 2022

No dia 18/03/2022, às 18h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresentou a live "Minha entrevista com Erico Verissimo", no YouTube da Biblioteca Pública.
Neste bate-papo, Rosa Freire d’Aguiar resgatou memórias da entrevista que realizou com Erico Verissimo, quando pôde conhecer detalhes formidáveis da vida, da obra e mesmo da intimidade desse grande escritor gaúcho. Rosa Freire d’Aguiar, como jornalista nos anos 70 e 80, foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Retornou ao Brasil em 1986 e desde então trabalha no mercado editorial. Traduziu do francês, espanhol e italiano mais de cem livros nas áreas de literatura e ciências humanas. Entre eles, Montaigne, Balzac, Céline, Lévi-Strauss, Roberto Bolaño, Italo Calvino. Recebeu os prêmios da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001), Jabuti (2009), Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (2019).

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 39

Francisco Ricardo

(por Francisco Pereira Rodrigues)

Retrospecto histórico:

Em 1º de dezembro de 1901, é fundada a Academia Rio-Grandense de Letras. Em 10 de abril de 1910, é criada a Academia de Letras do Rio Grande do Sul por egressos da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em 20 de outubro de 1932, é fundado o Instituto Rio-Grandense de Letras. Entre os seus componentes figura Dario de Bitencourt, que, apaixonado pela literatura de Francisco Ricardo, resolve homenageá-lo como Patrono de sua Cadeira.

Em 1934, João Maia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo