CADEIRA 20

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto, descendente da nobre linhagem patrícia chefiada por seu avô, o Visconde da Graça, nasceu em uma estância situada nos arredores de Pelotas, em 09 de fevereiro de 1865, tendo como pais Catão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Lopes. A formação escolar de Simões Lopes completou-se no Rio de Janeiro, onde esteve matriculado, a partir de 1878, no famoso Colégio Abílio, dirigido pelo Barão de Macaú-bas, mais tarde retratado por Raul Pompéia como o Aristarco de O Ateneu. Em 1880 iniciou o Curso de Medicina, mas não o concluiu. Excetuado o breve período que passou na capital do país, parece que raríssimas vezes afastou-se de sua cidade natal.

Sua carreira foi em parte comercial e em parte na imprensa jornalística. Foi, em 1913, auxiliar do comércio em Pelotas e funcionário da alfândega local. Recebeu diploma pela Academia de Comércio de Pelotas e, algum tempo depois, ganhou o título de Capitão da Guarda Nacional. A sua passagem pelo comércio pode ser traduzida como uma invariável seqüência de desastres, já que perdeu todo o dinheiro que tinha. Na imprensa ocupou, em 1896, o cargo de redator de Opinião Pública, organizou e editou a Revista do 1oCentenário de Pelotas em 1912, foi diretor do Correio Mercantil de 1914 a 1915 e redator do Diário Popular.

Simões Lopes Neto foi um homem da cidade, ficando longe do protótipo do campeiro rústico que alguns imaginaram mais tarde. A estância e seus habitantes pertenciam somente à sua infância e talvez, por isso, tenham sido fonte de inspiração de sua obra. Não obteve em vida reconhecimento literário já que a publicação de Contos gauchescos ocorreu em 1912 e as Lendas do Sul foram impressas em 1913. Apesar de ainda estar vivo quando os dois livros foram publicados, Simões Lopes Neto não chegou a ver sua obra reconhecida.

Além do conjunto formado por contos e lendas, que depois passou a ser editado em um só volume, ele reuniu, em 1910, o acervo sul-rio-grandense na compilação do Cancioneiro guasca. São publicações póstumas os Casos do Romualdo, recolhido em 1952 do arquivo do Correio Mercantil, e o ensaio Terra gaúcha, descoberto em 1955. Sua literatura teatral, quase toda dedicada ao gênero cômico, leve pouquíssimos textos editados. Autor regional, folclorista, tradicionalista e teatrologo, Simões Lopes Neto foi membro da Academia Rio-Grandense de Letras em sua primeira fase. Faleceu em 14 de junho de 1916 na sua cidade natal, Pelotas.

Dados pesquisados em:
CHAVES, Flávio Loureiro. Matéria e Invenção - Ensaios de Literatura. Porto Alegre: UFRGS, 1994.
MARTINS, Ari. Dicionário Escritores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1978.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 13

Carlos Alberto Miller

(por César Alexandre Pereira)

O patrono da cadeira n° 13 da ACADEMIA RIOGRAN-DENSE DE LETRAS nasceu em Rio Grande no dia 12 de dezembro de 1855 e faleceu na mesma cidade em 07 de Maio de 1924. Seus pais foram Joaquim Carlos Miller e Maria Bernardina de Araújo Miller. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Ocupou os cargos de Diretor Geral da Companhia Fluvial em Porto Alegre e a de Chefe dos Práticos da Barra do Rio Grande. Exerceu em Rio Grande a advocacia e o magistério e foi redator dos jornais GAZETA MERCANTIL e ECO DO SUL.

Na mesma cidade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo