NOTÍCIAS

Falecimento do Acadêmico Avelino Alexandre Collet

17 de julho de 2024

É com pesar que a Academia Rio-Grandense de Letras registra o falecimento de Avelino Alexandre Collet, ocorrido em Porto Alegre, em 17/07/2024.

Avelino Collet ocupou a Cadeira 21 do sodalício desde 29/03/2007, na sucessão do acadêmico Hélio Moro Mariante. O confrade Avelino Collet será lembrado por todos os seus colegas da Academia como uma pessoa de uma sabedoria clássica e de postura extremamente afável e elegante. Presidiu a Academia entre setembro de 2015 e dezembro de 2017, período no qual, graças aos seus esforços, a instituição conseguiu conquistar grande reconhecimento público, conquistando, inclusive, as comendas "Porto do Sol" (da Câmara Municipal de Porto Alegre) e "Simões Lopes Neto" (do Governo do Estado) pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura. Sempre agregador, foi também na sua gestão que se realizou o 1º Congresso Estadual das Academias de Letras do RS, reunindo todas as entidades congêneres em nosso estado. Avelino Collet deixa-nos um exemplo de virtude e tenacidade. 

Os atos fúnebres serão realizados na cidade de Erechim no dia 18/07/2024. O velório será na Capela B anexa ao Hospital de Caridade, a partir das 8 horas. E o sepultamento será no Cemitério Municipal Pio XII, às 15 horas. No dia 23/07/2024, às 18h, será celebrada missa de sétimo dia, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 11

Pe. Carlos Teschauer SJ

(por Luís Alberto Cibils)

Cientista de projeção internacional, cujos, trabalhos também são estudados em Universidades. Esse nome patronímico surgiu na Antiga Academia Sul-Rio-Grandense de Letras, sendo então ocupante Tiago Mateus Würsth, nascido na Alemanha, o qual depois de ter se destacado entre nós como educador, veio a falecer em 1979. Com a unificação das Academias em 1914, a cadeira conservou-se com o mesmo patrono, número e titular.

Foi seu sucessor Antônio Carlos Machado, nascido a 27.12.1916, em Santiago. Formou-se em Direito, como...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo