NOTÍCIAS

Falecimento do Acadêmico Avelino Alexandre Collet

17 de julho de 2024

É com pesar que a Academia Rio-Grandense de Letras registra o falecimento de Avelino Alexandre Collet, ocorrido em Porto Alegre, em 17/07/2024.

Avelino Collet ocupou a Cadeira 21 do sodalício desde 29/03/2007, na sucessão do acadêmico Hélio Moro Mariante. O confrade Avelino Collet será lembrado por todos os seus colegas da Academia como uma pessoa de uma sabedoria clássica e de postura extremamente afável e elegante. Presidiu a Academia entre setembro de 2015 e dezembro de 2017, período no qual, graças aos seus esforços, a instituição conseguiu conquistar grande reconhecimento público, conquistando, inclusive, as comendas "Porto do Sol" (da Câmara Municipal de Porto Alegre) e "Simões Lopes Neto" (do Governo do Estado) pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura. Sempre agregador, foi também na sua gestão que se realizou o 1º Congresso Estadual das Academias de Letras do RS, reunindo todas as entidades congêneres em nosso estado. Avelino Collet deixa-nos um exemplo de virtude e tenacidade. 

Os atos fúnebres serão realizados na cidade de Erechim no dia 18/07/2024. O velório será na Capela B anexa ao Hospital de Caridade, a partir das 8 horas. E o sepultamento será no Cemitério Municipal Pio XII, às 15 horas. No dia 23/07/2024, às 18h, será celebrada missa de sétimo dia, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 40

Alceu Wamosy

Alceu de Freitas Wamosy nasceu em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 14 de fevereiro de 1895, filho de José Afonso Wamosy e Maria de Freitas Wamosy. Es-tudou no Colégio Urugiiaianense, de sua cidade natal e em Alegrete. Jornalista desde a adolescência, Alceu Wamosy iniciou-se como redator de A Cidade em 1909 na cidade de Alegrete. Em 1911 já dirigia o mesmo.

Em Porto Alegre, foi redator, em 1915, de O Diário e A Federação. Em 1918, foi diretor em Santana do Livramento de O Republicano. Em 1923, com o início da Revolução...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo