CADEIRA 36

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Moreira da Silva (falecido)

José Moreira da Silva nasceu a 24/06/1927, em Paudalho, Pernambuco, e faleceu em Porto Alegre, em 01/04/2020. Foi Oficial do Exército Brasileiro, escritor, poeta, ativista cultural e maçom. Publicou, em poesia: Paixão - Fruto Maduro - Infinito, Filigranas de Amor, Ciclo dos Amantes, Atilhos, Flor de Outono, O Bailado das Chamas; em prosa: Trilhas Literárias ITrilhas Literárias II e Trilhas Literárias III, entre outros. Participou ativamente da revista Caosótica, do jornal RSLetras e do jornal de Nova Bréscia. Um dos mais antigos associados da Casa do Poeta Rio-Grandense. Participou de um sem número de antologias de diversas entidades culturais do RS e de outros Estados do Brasil, como sócio ativo de muitas delas. Foi fundador da Academia Literária Gaúcha - ALGA; membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves; da Academia de Letras do Brasil e da Academia Rio-Grandense de Letras; Vice-Presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, da Academia Maçônica de Letras e do Instituto Cultural Português. Foi também membro correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo