Luís Alberto Cibils, nascido em Tapes no dia 04 de julho de 1919, é eminente professor, formado em Direito na Faculdade de Direito de Porto Alegre e em Ciências Econômicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi professor titular de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando em diferentes estabelecimentos. Também lecionou na cadeira de Valor e Formação de Preços na PUCRS, escrevendo obra adotada no país.

Em 1970, instalou a disciplina de Estudos de Problemas Brasileiros na UFRGS, tendo sido o seu coordenador desde a sua criação até a sua aposentaria em 1979.

É membro efetivo da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em 16 de maio de 1963, foi eleito Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Como Presidente por quatro mandatos do Instituto, entre outras atividades, presidiu a instalação do Seminário Comemorativo do Centenário de Nascimento de Lindolfo Collor – 1º titular do Ministério do Trabalho, a 27 de novembro de 1990, em Brasília.

Foi homenageado, com placa em praça pública, como sendo um dos “Homens do Século XX em Camaquã/RS”, sendo um dos quatro homenageados ainda vivos.

É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da maioria dos Institutos Históricos e Geográficos estaduais, como sócio correspondente.