NOTÍCIAS

EDITAL DE ABERTURA DO PERÍODO PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À CADEIRA Nº 4.

19 de agosto de 2023

Em atendimento ao Art.4 do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, presidente do sodalício, publica o presente edital de abertura do período para inscrição de candidatos à Cadeira 4 da Academia, cujo patrono é o escritor Gaspar Silveira Martins.

São requisitos para a inscrição:

  1. Nascer no Rio Grande do Sul ou residir no Estado há dez anos, no mínimo.
  2. Idoneidade moral e conduta social e associativa ilibadas.
  3. Notabilizar-se por sua obra intelectual.
  4. Disponibilidade de tempo e saúde para participar das atividades da Academia.
  5. Conhecer o Estatuto e o Regimento Interno da Academia (disponível no site arl.org.br).
  6. Apresentar pedido de ingresso, indicando dados da sua identidade: nome completo, filiação, data de nascimento, profissão, endereço, telefone e e-mail ou similar, além de curriculum vitae, relação dos seus títulos e lista das suas obras publicadas, com respectivas resenhas.

No tocante ao requisito 5, é de particular importância que o candidato conheça os deveres do acadêmico, estabelecidos no Art.10 do Estatuto.

No tocante ao requisito 6, cumpre destacar que o pedido de ingresso deve ser encaminhado para e-mail contato@arl.org.br. Na carta, além dos dados acima especificados, o candidato deve manifestar claramente seu desejo de concorrer à eleição para a Cadeira 4 e declarar conhecimento do Estatuto e do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras.

O prazo de inscrição encerra no dia 22 de setembro de 2023.

Porto Alegre, 20 de agosto de 2023.

Airton Ortiz
Presidente

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 9

Ramiz Galvão

Ramiz Galvão: professor, filósofo e cirurgião 

(por Frei Rovílio Costa)

Benjamin Franklin Ramiz Galvão, Barão de Ramiz, médico, professor, fílólogo, biógrafo e orador, nasceu em Rio Pardo, RS, em 16-6-1846, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 9-3-1938. Foi eleito a 12-4-1928 para a Cadeira n. 32, da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Carlos de Laet. Foi recebido a 23-6-1928, pelo acadêmico Fernando Magalhães. É patrono da Cadeira n. 9 da Academia Riograndense de Letras.

Filho de João Galvão e de Maria...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo