CADEIRA 25

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Pio Rodrigues Furtado

 José Pio Rodrigues Furtado é médico, cirurgião oncológico, professor e escritor. Formou-se em 1983 na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Na medicina, tem inúmeros trabalhos apresentados e publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Teve intensa participação e militância nas entidades médicas do Rio Grande do Sul, sempre em defesa dos anseios da categoria. 

        Pio Furtado é autor dos oito romances. Neoplasia: O homem e o peso de sua sombra (2013), Anatomia de um certo cirurgião (2015), Vilipêndio (2016), O Derradeiro Bandeirante (2018), Em nome do Senhor (2019), O Pavilhão dos Loucos Amores (2020), Elívia: contos, crônicas e fabulário moderno (2022), Histórias para Rafaela (2022) e Provência (2023). Todas publicações pela Editora Alcance, ao longo de dez anos.
       É membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES-RJ e durante 30 anos, foi professor de Anatomia Humana e atualmente continua como preceptor das residências em Cirurgia do Trauma no Hospital Cristo Redentor/GHC e Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre, onde também opera há mais de três décadas.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 2

Carlos Von Koseritz

Karl Julius Christian Adalbert Heirich Ferdinand Von Koseritz, no Brasil, assinava-se Carlos Von Koseritz. Nasceu em Dassau, Alemanha, a 3 de fevereiro de 1834 e faleceu em Porto Alegre, em 29 de maio de 1890. Koseritz marcou a produção cultural do Rio Grande do Sul com sua contribuição de cientista, orador, jornalista, historiador, teatrólogo, romancista e político.

Nos tempos conturbados da campanha de unificação da Alemanha, pelo Estado da Prússia, teve que se refugiar num navio que transportava soldados mercenários, chamados de Brummers, destinados a formar a...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo