CADEIRA 25

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Pio Rodrigues Furtado

 José Pio Rodrigues Furtado é médico, cirurgião oncológico, professor e escritor. Formou-se em 1983 na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Na medicina, tem inúmeros trabalhos apresentados e publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Teve intensa participação e militância nas entidades médicas do Rio Grande do Sul, sempre em defesa dos anseios da categoria. 

        Pio Furtado é autor dos oito romances. Neoplasia: O homem e o peso de sua sombra (2013), Anatomia de um certo cirurgião (2015), Vilipêndio (2016), O Derradeiro Bandeirante (2018), Em nome do Senhor (2019), O Pavilhão dos Loucos Amores (2020), Elívia: contos, crônicas e fabulário moderno (2022), Histórias para Rafaela (2022) e Provência (2023). Todas publicações pela Editora Alcance, ao longo de dez anos.
       É membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES-RJ e durante 30 anos, foi professor de Anatomia Humana e atualmente continua como preceptor das residências em Cirurgia do Trauma no Hospital Cristo Redentor/GHC e Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre, onde também opera há mais de três décadas.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo