CADEIRA 13

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Marli Teresinha Silva da Silveira

 MARLI SILVEIRA, nome literário de Marli Teresinha Silva da Silveira, é natural de Santa Cruz do Sul. Mestre em Filosofia (UFSM), Doutora em Educação (UPF) e atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral em Letras, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Poeta, escritora, ensaísta e filósofa, com vários livros publicados. Autora de artigos e trabalhos acadêmicos.
     Organizadora e autora de obras literárias, biografias e obras coletivas. Foi secretária e coordenadora de Cultura de Vera Cruz (2005 a 2008, 2014 a 2015), Coordenadora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (2009-2012).
     Sua dedicação à cultura e à literatura tornou seu trabalho reconhecido, recebendo prêmios por iniciativas e projetos que têm como foco o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso e a promoção da diversidade cultural e literária, entre os quais o Prêmio VIVALEITURA 2016 (MinC, MEC e OEI) e o  Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro na Categoria Diversidade Linguística, Livro, Leitura e Literatura 2021. Integra a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Casa do Poeta Rio-Grandense  (CAPORI), a Associação Santa-cruzense de Escritores e a Associação Gaúcha de Escritores/AGES).

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo